Rodovias

Da Redação
julho/2015
foto: Fernando Luigi

Um trecho pra lá de complicado
Os cinco mil metros que separam o marco entre os quilômetros 920 e 925 da pista Sul sentido Sãao Paulo da Fernão Dias já se tornaram famosos pela lentidão e por inúmeros acidentes de caminhões, muitos deles com vítimas fatais

Descaso? Incompetência? Falta de atenção? A verdade é que trafegar por alguns trechos da Rodovia Fernão Dias, principalmente entre os quilômetros 920 e 925, na pista Sul sentido São Paulo, um pouco antes do pedágio próximo a Camanducaia está se tornando pesadelo irritante, deplorado até pelos motoristas e passageiros mais pacientes. 
Lentidão, filas quilométricas e falta de informação são os principais ingredientes dessa receita difícil de engolir, por meio da qual uma viagem de cerca de seis horas para São Paulo, por exemplo, não raramente costuma demorar quase que o triplo disso, fato que já foi infelizmente testemunhado algumas vezes por vários visitantes e moradores de Carrancas, entre eles o diretor geral da Carrancas Comunicação Fernando Luigi, responsável pela edição do Carrancas em Pauta, que, no dia 5 de maio amargou 15 longas horas de viagem até a capital paulista, nove delas usadas para percorrer esse trecho de apenas cinco quilômetros, em meio a informações desencontradas. 
"Nem a Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais e nem mesmo a concessionária Autopista - Grupo Arteris, que administra a rodovia Fernão Dias, foram capazes de esclarecer para a quilométrica fila de veículos o porquê de ausência total de informação, seguidas de muitas desinformações, e finalizando a noite com informação nenhuma sobre o acidente ocorrido às 09h00 no quilômetro 925 da Fernão Dias, que foi liberada somente às 19h00 daquela fatídica terça-feira", publicou ele no blog do jornal.
Com efeito, a maciça maioria desses problemas ocorre em função de acidentes provocados por caminhoneiros que abusam da velocidade principalmente nesses cinco quilômetros de estrada. O fato foi atestado inclusive pela própria Arteris, em um documento exclusivo obtido pela reportagem do Carrancas em Pauta, que consultou a empresa para obter esclarecimentos para seus leitores.
Educar pode ser melhor que punir
O fato de o trecho ser o "preferido" pelos caminhoneiros abusados também motivou a Arteris a posicionar dois radares no local, um no quilômetro 920,800, e outro no quilômetro 923,380 na pista Sul sentido São Paulo, tomando como base para a instalação o número de acidentes com vítimas fatais. 
Mas aí, cabe a pergunta: será que punir os infratores é o bastante ou o mais adequado para inibir os excessos de velocidade naquele trecho? A Arteris se defende dizendo que, para minimizar os acidentes neste local, desenvolveu um projeto específico de reforço de sinalização aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio do qual foram implantadas melhorias no trecho com reforço da sinalização horizontal e vertical existentes no local. "A concessionária instalou placas de advertência, dos tipos curva sinuosa, curva acentuada, declive acentuado e de contagem regressiva (verde limão), pintura especial na barreira rígida na cor verde limão e com setas direcionais na cor preta (conforme padrão adotado em outras localidades) e implantação de linhas de estímulo a redução de velocidade (LRV)", diz a certa altura o comunicado enviado ao CEP. 
E para aqueles que julgam que educar os motoristas seria opção mais inteligente, a Arteris também tem uma resposta na ponta da língua, dizendo que realiza diversas campanhas educativas em prol da redução de acidentes na rodovia. Segundo ela, o "Viva Passarela", o "Viva Ciclista", o "Viva Motociclista" e o "Saúde na Boleia" são iniciativas voltadas para conscientização dos pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e caminhoneiros que utilizam a Fernão Dias. "Além dessas campanhas a empresa também realiza um programa de educação no trânsito com foco nas crianças que serão futuros motoristas, chamado Projeto Escola Arteris", esclarece a concessionária.

Faça o teste e conte pra gente

Já para assegurar a boa comunicação na rodovia, a Arteris orienta os usuários a utilizar o sistema de atendimento 24 horas, através do 0800 283 0381 ou pelo site www.autopistafernao.com.br, no qual eles podem consultar as condições da rodovia em tempo real clicando no mapa e através dos painéis de mensagens variáveis existentes ao longo da rodovia conforme estabelecido no contrato de concessão. Complementarmente, a concessionária também envia para a imprensa boletins programados e extras em casos de interdições informando as condições da via de Guarulhos a Contagem.
Face a tudo isso, a recomendação do Carrancas em Pauta é que os carranquenses utilizem esses canais de comunicação numa próxima eventualidade de trânsito engarrafado na Fernão Dias. Faça o teste e conte para a gente se funcionou ou não. Estamos de olho!