Mídia Digital

Da Redação
Agosto/2015

WebRadio: boa para o ouvinte, boa para o anunciante

O aumento da penetração da internet e o crescimento das mídias digitais vêm fazendo com que a população e as empresas se adaptem ou transformem alguns de seus hábitos tradicionais. Bom para todo mundo.

Uma ótima notícias para os apreciadores da boa música. A Carrancas WebRadio está com nova programação. World Music, Sertanejo, Rock Brasil, Country Music e MPB ganham, agora, a companhia de seleções de Jazz & Blues, de segunda-feira, em horários variados. "E muito em breve deveremos ter novidades. Estamos estudando a introdução de alguns especiais sobre temas variados na programação. Um dos que estão em estudo é o "Momento Rural", que trará notícias do campo às manhãs dos nossos ouvintes", adianta Fernando Luigi, diretor da Carrancas Comunicação, responsável pela Carrancas WebRadio. "E acreditamos firmemente que isso trará grandes vantagens não só para os ouvintes - que ficarão muito mais bem informados -, como também para os anunciantes, que poderão ter suas marcas e produtos muito mais bem divulgadas por meio da mídia digital", complementa Luigi.

O aumento da penetração da internet e o crescimento das mídias digitais vêm fazendo com que a população e as empresas se adaptem ou transformem alguns de seus hábitos tradicionais. Uma delas é a maneira de escutar rádio, que vem migrando cada vez mais dos conhecidos aparelhos para a internet. Nesse cenário, a segmentação do rádio na Web afirma-se como uma realidade sem volta e em permanente aceleração. Ela passa a ocorrer não mais meramente em função de diferenciais estilísticos, plano em que também se enriquece ainda mais pela variedade: assume ainda uma dimensão geográfica e outra modal, concernente ao meio em que originalmente a rádio realizava suas transmissões, como cabo, ondas curtas, satélite, AM e FM.

"Talvez o aspecto mais fascinante do rádio na Internet seja a perspectiva de sintonizar emissoras de qualquer parte do mundo. Isso já era possível por meio das ondas curtas, mas com severas restrições, relacionadas com a propagação das ondas eletromagnéticas. A internet eliminou esse problema, permitindo, potencialmente, a possibilidade de alcance global na audiência", pontua Luigi

Audiência de ponta

No Brasil, especialistas chamam a atenção para a expansão das Webradios, que trazem a reboque o crescimento de anunciantes em rádios online no Brasil, como uma decorrência natural do crescimento da internet no País. E esse crescimento, segundo as mesmas fontes, deve continuar nos próximos anos.

“Não apenas os ouvintes, como também os anunciantes pedem foco no segmento digital e, consequentemente, nas Webradios, por entenderem a importância disso não querem ficar para trás. Com efeito, não é mais possível pensar uma estratégia de comunicação sem considerar as rádios online, sob o risco de deixar de acompanhar o consumidor”, afirma Paulo Peixoto, diretor de mídia online da DC-ON, uma das empresas mais atuantes nesse segmento no Brasil. De acordo com o Instituto Pesquisar, especializado em estudos relacionados ao setor, a publicidade em Webradios, de acordo rompeu a barreira dos R$ 30 milhões em 2014, quando o segmento web já representou perto de 20% do total de investimentos em publicidade.

Fiquem ligados e acompanhem a programação da Carrancas Web Radio! O endereço na Web é http://carrancaswebradio.blogspot.com.br/