Festival Gastronômico

Da Redação
Agosto/2015
fotos: Anete Fernandes e Fernando Luigi

Uma festa de alegria e sabor

Com organização da ACETUR e da Prefeitura de Carrancas, realização do 5º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas supera todas as expectativas 
e se transforma num êxito total.

Sucesso total na realização do 5º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas, promovido pela Associação Carranquense dos Empresários de Turismo (ACETUR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Carrancas entre os dias 16 e 19 de julho na cidade.

"Tivemos um movimento de público 30% superior em relação ao evento do ano passado, o que já era esperado, porque, neste mês de julho, Carrancas recebeu um número de turistas acima do normal. O mesmo se aplica à quantidade de expositores, que também foi maior no comparativo com a edição anterior", comemora Claudinei Palma Sotta, presidente da ACETUR.

Trazendo shows musicais, apresentações teatrais, degustações e cursos de gastronomia, as apresentações e atividades tiveram lugar na Praça Manoel Moreira, no centro da cidade. Mais uma vez, um dos pontos altos da festa foram os workshops e minicursos promovidos pela Carreta Gastronômica do Senac - entidade parceira do evento, inclusive na parte de estrutura, fornecendo tendas e palco -, que receberam 100% do contingente programado de pessoas, interessadas na aquisição de conhecimentos e atualização. Entre eles, alguns dos mais apreciados foram as oficinas de sopas, a de coquetéis à base de cachaça, a de delícias à base de café, a de preparo de massas e molhos e a de vinhos e harmonizações, todos gratuitos e com insumos e produtos oferecidos pela ACETUR.

Nas tendas gourmet o público se deliciou com um enorme número de iguarias, como feijão tropeiro, massas e molhos, churrasco, picanha suína defumada com arroz agridoce, doces e tortas, vinho e queijos, chopp artesanal Tiradentes, além de poder comprar camisetas e canecas especialmente criadas para o evento. Outra atividade associada à iniciativa, que atraiu principalmente os turistas de Carrancas, foi a promoção do "Festim Gastronômico" no restaurante da Pousada Mirante da Serra, no final de semana que antecedeu a realização do Festival, que teve como objetivo levar as pessoas vindas de fora da cidade a degustar especialidade e pratos exclusivos criados para o evento.

Atrações musicais

O show de abertura do Festival, na quinta-feira (16), foi com os músicos Elder Costa e Henrique Torres, interpretando clássicos da MPB. Já na sexta (17), foi a vez da banda Los Trajanos, liderada pelo excepcional músico e professor de música Davi Trajano, que agitou o público com sucessos dos Rolling Stones, passando por Led Zeppelin e Whitesnake.

Como nas edições anteriores, grande momento da festa foi o show sobre o enorme palco do Sesc - outro apoiador do 5º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas -, realizado no sábado (18). A abertura ficou por conta do músico e cantor Erton Araçarí (proprietário do Recanto Bar), acompanhado por Ygor Whilker (voz e violão) e Wesley (bateria), que embalaram a plateia com grandes sucessos da moderna música brasileira. Na sequência, com patrocínio do Sesc, aconteceu a apresentação do projeto "Chorinho e Samba na Praça", com direito até a concurso de dança entre as pessoas na praça.

Já no domingo (19), com um número maior de moradores de Carrancas, o show de encerramento do Festival teve convidados a banda local "Os Mesmos", seguida pela apresentação da banda de Lavras "Baby Liss", que sacudiu a galera até o final da festa, à meia-noite, quando - pensando no atributo da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental do evento - teve início o processo de coleta de todo o lixo deixado pelos espectadores, boa parte dele encaminhado para reciclagem pela ACETUR.

Projetos e planos

E nem bem a o 5º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas fechou sua bem-sucedida realização, a ACETUR já começou a trabalhar na sexta edição do evento. Este ano, mesmo enfrentando grandes dificuldades, nossa Associação lutou para promover o Festival. E graças aos patrocinadores e apoiadores, o evento cresceu, melhorou e, assim, foi um tremendo sucesso.

"Este ano, tivemos a aprovação da Lei Rouanet para o evento, porém, o problema é que essa aprovação chegou em cima da hora, e não foi possível prospectar empresas para patrocinar o evento. Por isso, temos certeza de que, em 2016, com mais tempo para trabalhar e um aporte maior de verba, poderemos viabilizar um projeto de execução maior, enfatizando a promoção das comidas típicas da cozinha carranquense, a melhoria das tendas gastronômicas em quantidade e qualidade, e até mesmo dobrar o contingente de atrações culturais, tais como apresentações de teatro, orquestra de câmara, jazz e blues e, ainda, organização de uma feira de livros, entre outros aperfeiçoamentos", prevê Claudinei Sotta.

Nesse âmbito, o presidente da ACETUR faz questão, também, de enfatizar o apoio recebido do deputado estadual Cristiano Silveira para a realização do evento deste ano, por meio de uma bem-vinda intermediação para captação de um patrocínio no valor de R$ 19 mil junto ao governo estadual de Minas Gerais. Mais do que isso, o parlamentar fez questão de comparecer à festa no domingo (19), quando foi recebido pela vereadora Poliana Rezende e por Claudinei.

No encerramento do evento, o parlamentar elogiou o trabalho feito pela Associação Carranquense dos Empresários de Turismo e empenhou seu apoio à promoção a festa no ano que vem: “O Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas já é sucesso pela importância que tem para a cultura e o turismo da cidade. A cada edição o evento fica ainda melhor. A ACETUR está de parabéns por tudo isso! Tenho certeza de que, em breve, essa festa entrará para o calendário nacional do setor de turismo. Vamos trabalhar para isso. E Carrancas pode contar comigo nessa empreitada”, finalizou Cristiano.

5º FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE CARRANCAS

REALIZAÇÃO:
Associação Carranquense dos Empresários de Turismo (ACETUR) 
Prefeitura Municipal de Carrancas

PATROCÍNIO:
Governo do Estado de Minas Gerais
Roda Viva Pousada e Restaurante
Azeite La Violetera
APOIO:
Senac / Sesc / Sebrae / Instituto Estrada Real-Fiemg / Projeto Terroir / Comercial Santos / Design Acabamentos / Cervejaria Tiradentes / Maga Digital / Carrancas Eco Adventure
AGRADECIMENTOS:
Câmara Municipal de Carrancas / Conselho Tutelar / Posto Feliz / Polícia Militar de Minas Gerais / Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo / Deputado Estadual Cristiano Silveira / Geraldo Xavier Ribas / Funcionários da Prefeitura de Carrancas / Grupo do Congado / Hospital São Vicente de Paula / Jornal Carrancas em Pauta / Laticínios Nazareno / Minas Trilhas Gerais / Poliana Turismo e Eventos / Portal Carrancas.com.br / Pousada Além das Formas / Pousada Carrancas / Pousada Gaya / Pousada Terra Viva / Pousada Verdes em Cantos / Recanto Bar-Restaurante e Café

Mais informação sobre o 5º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas está disponível na internet, no site  www.gastronomiacarrancas.com.br e no Facebook.com/gastronomiacarrancas.




Da Redação
julho/2015

Só o melhor da culinária e da cultura mineira
Embora colhido pela crise econômica, organizadores têm boas perspectivas para a realização do 5º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas.

Após ter sua duração encurtada, em função da queda do número de patrocinadores e da demora na liberação da verba federal para sua realização, o 5º Festival Gastronômico e Cultural de Carrancas acontece entre 16 e 19 de julho na cidade, trazendo shows musicais, apresentações teatrais, festins, degustações e pequenos workshops e minicursos promovidos pela Carreta Gastronômica do Senac. Além disso, o evento conta com a parceria do SEBRAE na parte de estrutura,  incluindo som, tendas e palco. As apresentações e cursos são gratuitos e acontecem na Praça Manoel Moreira.
Com promoção da Associação Carranquense dos Empreendedores do Turismo (ACETUR), o Festival Gastronômico tem como objetivo fomentar o turismo de baixa temporada na cidade e movimentar a economia do município, pois a procura por Carrancas no inverno cai consideravelmente. Nesse sentido, a expectativa dos organizadores é repetir o sucesso da edição anterior, quando o evento receber cerca de 6.000 visitantes, vindos das cidades vizinhas e das mais diversas regiões do País. E, para o próximo ano, para quando se espera uma recuperação da economia brasileira, a intenção é de que o festival receba também teatro e música erudita, dobrando o alcance da agenda.

Festim na serra
A Pousada Mirante da Serra Verde recebe um dos festins do evento. Ele acontece no sábado, dia 18 de julho, às 17h00, em seu restaurante conhecido por sua comida internacional, mineira, vegetariana, porção na chapa e demais.  O cardápio do festim, conta com entrada de queijo com azeitonas pretas, Paellas de Frutos do Mar ou Paellas de Camarão como opções para o prato principal, e sobremesa a Torta Três Leites, uma especialidade da casa.
Localizada no alto da serra, a Pousada Mirante de Serra Verde, tem visão de todas as serras da região, lagoas, cachoeiras e cidades vizinhas. Conta também com arquitetura em harmonia, chalés familiares com varanda, aquecedor solar, atendimento personalizado, conforto e praticidade, sem contar com o completo café da manhã com sucos, frutas, presunto, queijos, geleias, manteiga, quitanda e queijo frescal, tudo elaborado de maneira artesanal no próprio local.
Mais informações do evento estão na pagina www.facebook.com/gastronomiacarrancas. Informações e venda online dos festins encontram-se no site www.sympla.com.br/5-festival-gastronomico-de-carrancas__36383.

Realização: ACETUR. Patrocinador Master: Prefeitura Municipal de Carrancas. Patrocínio: La Violetera e Pousada Roda Viva. Apoio Cultural: Senac, Sesc, Instituto Estrada Real, FIEMG, Terroir. Apoio: Sebrar-MG, Comercial Santos, Design Acabamentos, Cervejaria Tiradentes, Mala Digital e Carrancas Eco Adventure.

SERVIÇO:
Associação Carranquense dos Empreendedores de Turismo - ACETUR
Rua Padre Toledo Taques, 263-A - Centro - Carrancas/MG
Fones: (35) 3327-1253 e 8813-0272.

PROGRAMAÇÃO

17 de julho (sexta-feira)  
15h00 Abertura na Praça - Oficina Senac: Sopas, Caldos e Cremes
19h00 Oficina Senac: Coquetéis à Base de Cachaça
20h00 Show: Los Trajanos

18 de julho (Sábado)
12h00 Abertura na Praça
15h00 Oficina Senac: Delícias à Base de Café
17h00 Festim na Pousada e Restaurante Mirante de Serra Verde
19h00 Oficina Senac: Os Segredos dos Vinhos e suas Harmonizações
20h30 Show: Erton Araçarí
21h00 SESC "Chorinho e Samba na Praça"

19 de julho (Domingo) 
12h00 Abertura na Praça
15h00 Oficina Senac: Preparo de Massas e Molhos
19h00 Oficina Senac: Os Segredos dos Vinhos e suas Harmonizações
20h00 Espetáculo: Cia Teatral Manicômicos
21h00 Show: Os Mesmos