Cidade

Da Redação
Agosto/2015
fotos: Fernando Luigi

A nossa "feirinha" a cada sábado cresce mais

Parece que definitivamente a nossa Feirinha que acontece todos o sábados na Praça Manoel Moreira, no Centro de Carrancas, está consolidada. Produtores rurais, artesãos, doceiros e quituteiros, entre outros, fazem suas exposições em barracas ou mesmo tabuleiros sempre em clima de fraternidade. E vez e outra rola até uma música ao vivo com moda de viola ou mesmo um som mecânico vindo de algum dos veículos de um dos expositores lá estacionado. Mas tudo isso acontece numa ordem de respeito com o público que também vem comparecendo de forma significativa, além claro, dos turistas que curtem o local.

O carranquense, por sua vez, está percebendo que nas manhãs de Sábado, das 7h às 13h, tem um programa legal para fazer lá na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Abençoados sejam esse "feirantes" que animam o local e tomam consciência da necessidade de atrativos para munícipes e visitantes. O que está faltando, e parece que vai acontecer, é organizarem-se quanto à  representatividade como comerciantes de fato, porém, sem burocracias encarecedoras, porque o 'barato' da feirinha, pode ficar caro.




julho/2015

Mineradora: bom ou ruim para Carrancas?
Face à pouca informação sobre o assunto, crescem entre os carranquenses as dúvidas e os níveis de rejeição ao projeto.

A mais recente proposta da instalação de uma mineradora em Carrancas continua a gerar polêmica. Num encontro realizado no plenário da Câmara Municipal da cidade na noite de 24 de junho, a vereadora Poliana Rezende de Andrade fez uma preocupante exposição sobre a movimentação de papeis e a prospecção de subsolo para extração de minério sem anuência oficial ainda prescrita. A pauta agitou a mesa da casa legislativa e levou muitos munícipes a interagirem contra a moção que prevê a implantação da mineradora. Embora tímida, a presença deles se mostrou consistente no auditório da Câmara.
Para os analistas locais, o assunto, realmente, merece atenção especial, uma vez que há muitas dúvidas e poucas informações sobre o cálculo do impacto ambiental que tal instalação pode representar, bem como acerca do que ela vai proporcionar em termos de arrecadação de impostos para o município e do potencial de geração de empregos na cidade e região associados à instalação. Procurada pela reportagem do Carrancas em Pauta, a Presidência da Câmara Municipal de Carrancas, por meio de sua assessoria, solicitou mais tempo para analisar o assunto e emitir um posicionamento oficial sobre o tema.